Prefeito de Curitiba lança a maior programação de fim de ano do Brasil; expectativa é atrair 1 milhão de pessoas
Em clima de pré-estreia e com o tema Encontro de Emoções, o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023, maior programação de fim de ano do Brasil, foi lançado pelo prefeito Rafael Greca em uma cerimônia especial na noite desta quinta-feira (26/10), no Memorial de Curitiba. Esta é a 7ª edição consecutiva do evento, que neste ano celebra também os 330 anos da capital paranaense.
De segunda a segunda, durante 47 dias, de 22 de novembro a 7 de janeiro, Curitiba vai se transformar em um palco de festividades, com mais de 100 atrações gratuitas para moradores e turistas, consolidando sua posição como capital brasileira do Natal. Com uma expectativa de público de 1 milhão de pessoas, o Natal de 2023 se destacará como um evento democrático que promete trazer luz, música, dança e espírito fraterno para a cidade.
“O Natal de Curitiba é um evento de prosperidade para a cidade, movimentando toda a economia criativa e o setor de turismo, gerando emprego e renda e espalhando o espírito de fraternidade entre as pessoas”, destacou Greca, ao lado da primeira-dama, Margarita Sansone, e do vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel.
Greca acrescentou ainda que o Natal de Curitiba celebrará também os 800 anos do primeiro presépio natalino, que foi criado por São Francisco de Assis. “A ideia é recriar o grande milagre desta festa tão linda em Curitiba”, disse.
O lançamento foi marcado por uma emocionante interpretação da canção Amazing Grace pela soprano Ornela de Lucca. Uma apresentação poética que teve ainda a participação de um coral de anjos. Enquanto as músicas ecoavam, um presépio vivo se formou no palco do Memorial de Curitiba, oferecendo um vislumbre do que está por vir na programação natalina.
Abertura
A abertura oficial do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023 acontecerá no dia 22 de novembro, com o acender da iluminação da decoração por toda a cidade e a estreia do Auto do Presépio de São Francisco de Assis, no Largo da Ordem, no bairro São Francisco.
Além disso, as feiras especiais, o carrossel e a roda-gigante estarão à disposição do público na mesma data. Neste ano, a roda-gigante ficará em um local inédito, na Rua XV de Novembro, ao lado da Praça Osório. O carrossel será levado ao Passeio Público.
A programação gratuita inclui ainda espetáculos musicais, balés, shows de luzes e drones luminosos, circuitos natalinos a pé, de bicicleta ou de carro e uma deslumbrante decoração com mais de 40 árvores de Natal espalhadas por toda Curitiba.
Os espetáculos e brinquedos poderão ser desfrutados pelo público até o dia 23 de dezembro. Já a decoração da cidade poderá ser apreciada até 7 de janeiro.
Sustentabilidade, inovação, solidariedade e inclusão
O Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023 também promove valores como sustentabilidade, inovação, solidariedade e inclusão. A solidariedade estará presente nos cardápios especiais do Mesa Solidária, que oferecerá refeições gratuitas de Natal a idosos carentes, desempregados e pessoas em situação de rua.
A acessibilidade é um elemento essencial da programação, com intérpretes do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência traduzindo os espetáculos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Além disso, o carrossel e a roda-gigante possuem acessibilidade e terão sessões inclusivas. Já o circuito natalino a pé no Parque Barigui disponibilizará scooters elétricas para pessoas com mobilidade reduzida.
A sustentabilidade é uma prioridade. A Pirâmide Solar de Curitiba, inaugurada neste ano no bairro Caximba, fornecerá energia limpa gerada no parque fotovoltaico para compensar o consumo de energia das atrações da programação natalina.
A inovação também se faz presente com o apoio de empresas patrocinadoras, tornando possível a realização de cenários incríveis que celebram o nascimento de Jesus Cristo. O evento conta com o patrocínio de 14 empresas: Ligga, Electrolux, Ademicon, Shopping Mueller, O Boticário, Uninter, ParkShopping Barigui, Consórcio Servopa, Volvo, Athletico Paranaense, Banco do Brasil, AirPromo, Hard Rock Cafe e Midialand.
Além do patrocínio direto, outros atores também integram a parceria, formando um grande movimento de instituições públicas e privadas na iniciativa de proporcionar a maior programação gratuita de fim de ano do país.
Movimento na economia
Com a cidade toda iluminada e espetáculos espalhados pelo Centro e pelos bairros, o Instituto Municipal de Turismo projeta aumento de visitantes e na movimentação da economia com o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023. Mais de 1 milhão de espectadores estão previstos para os 47 dias – entre curitibanos e turistas.
Em 2022, a temporada natalina de Curitiba atraiu 980 mil pessoas, 30% a mais que em 2019 (746 mil), último ano antes da pandemia da covid-19. Do total no ano passado, 116 mil eram turistas que permaneceram, em média, 4,5 noites na capital e injetaram R$ 72,3 milhões na economia local.
Somente para os espetáculos, a Prefeitura de Curitiba, por meio da Fundação Cultural, contratará cerca de 600 profissionais, entre atores, atrizes, bailarinos, contrarregras, assistentes de direção e outros profissionais de bastidores, como sonoplastas e iluminadores.
Presenças
Acompanharam o lançamento o diretor de Articulação e Governança do Ministério da Cultura, Pedro Vasconcellos; o presidente da Associação Comercial do Paraná, Antonio Gilberto Deggerone; a deputada estadual Márcia Huçulak; os vereadores Serginho do Posto, Alexandre Leprevost, Oscalino do Povo e Beto Moraes.
Da Prefeitura estavam o secretário municipal do Governo e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur; a presidente do Instituto de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; a secretária municipal da Comunicação Social, Cinthia Genguini; a secretária municipal de Meio Ambiente, Marilza Dias; a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella Nadas; o controlador da Controladoria Geral do Município de Curitiba, Daniel Falcão Ribeiro; e o presidente da Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab), José Lupion Neto; além de representantes da empresas patrocinadoras do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023.
A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023 com o patrocínio das empresas Electrolux, Ligga, Ademicon, Shopping Mueller, O Boticário, Uninter, ParkShopping Barigui, Club Athletico Paranaense, Servopa, Volvo, Hard Rock Café, AirPromo, Midialand e Banco do Brasil. A decoração poderá ser apreciada até 7 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023 pode ser consultada no Guia Curitiba.