Vai marcar atendimento na Prefeitura de Curitiba pela Agenda online? Você deve utilizar o e-Cidadão

Segundo dados da Assessoria de Projetos da Informação da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento (SMF), 1,2 milhão de usuários tem cadastro na Agenda online. O e-Cidadão, gerenciado pela Secretaria de Administração e Tecnologia da Informação (Smati), conta com 2,5 milhões de pessoas cadastradas, moradores de Curitiba ou não.
Dentre os serviços que deverão ser agendados utilizando o e-Cidadão estão os oferecidos pelo IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba), tais como aposentadoria; auxílio-funeral; censo previdenciário; comunicação de óbito; exclusão/inclusão de dependente; pensão; aposentadoria e abono de permanência de pessoa com deficiência; simulação de aposentadoria e simulação por vídeo.
A popularização do e-Cidadão é reflexo da constante atualização e expansão dos serviços integrados. Atualmente são mais de 100 aplicações, sendo 70 para uso da população nas mais diversas áreas e 37 para uso interno dos servidores e que melhoram o atendimento aos curitibanos.
Credencial digital
A mudança na forma de autenticação torna o acesso à Agenda online ainda mais seguro.
“O e-Cidadão é um dos pilares da transformação digital no Município”, declara Elziane Cazura Xavier, que integra a equipe da Superintendência de Tecnologia da Informação da Smati. Segundo ela, a solução promove a integração dos dados municipais, maior eficiência nos atendimentos, segurança e inclusão digital.
A base de dados permite a incorporação de diferentes serviços municipais, a exemplo do que faz o GOV.BR. Ela também atende a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e é validada pela Receita Federal do Brasil.
A criação de bases de dados únicas como a do e-Cidadão em Curitiba é uma tendência para aumentar a eficiência pública e uma exigência da Lei do Governo Digital (Lei 14.129/2021).
Esqueceu a senha?
A Smati alerta os usuários para que cada um tenha um único e-mail cadastrado no e-Cidadão, pois isso facilita a recuperação de senha, se necessário.
Se o e-mail estiver compartilhado com mais de uma pessoa cadastrada, a recuperação deverá ser feita em um dos pontos de atendimento presencial, espaços-cidadão nas Ruas da Cidadania ou pela Central 156.
Dúvidas
Quem tiver dúvidas sobre a utilização da Agenda online pode entrar em contato com a Central 156 ou com a equipe da Assessoria de Projetos da Informação da SMF pelo endereço de e-mail copi@curitiba.pr.gov.br .