Rua do Xaxim ganha asfalto novo após grande obra de macrodrenagem

O ir e vir intenso de máquinas pesadas chamou a atenção dos moradores da Rua Antônio Pupo, no bairro Xaxim, nesta quarta-feira (11/2). A movimentação marcou o início das obras de reciclagem do pavimento da via por equipes coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
A chegada do asfalto novo, que vai cobrir integralmente toda extensão de 909 metros da via a partir da Rua David Towns, é mais uma fase da requalificação da Rua Tenente Antônio Pupo, que anteriormente recebeu uma grande obra de drenagem para ampliar a vazão das águas da chuva e reduzir o risco de alagamentos.
Pro Curitiba
Tanto as obras de macrodrenagem, como a reciclagem do asfalto foram solicitadas pela população por meio do programa de consultas públicas Fala Curitiba.
As ações fazem parte do Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba), o maior da história da cidade, com mais de R$ 6 bilhões em investimentos previstos até 2028. Os bloqueios de trânsito são parciais e variáveis, de acordo com o andamento das obras. A previsão é de que os trabalhos sejam finalizados até o final de fevereiro, se as condições do tempo permitirem.
“Tudo ótimo!”
A dona Mery Rosângela Tavares da Silva, que mora na rua há 38 anos, acompanhava a movimentação das máquinas em frente à sua casa e disse que estava contente com o trabalho realizado pela Prefeitura.
“Nós (moradores) estamos achando tudo ótimo. O Fala Curitiba realmente funciona porque nós fomos várias vezes nas reuniões, votamos pela internet, mobilizamos os vizinhos, pedimos ajuda. Então, as pessoas também precisam colaborar”, disse a moradora.
Asfalto, reforma da escola e nova quadra
A comunidade escolar do CMEI Itamarati, que fica na Rua Tenente Antônio Pupo, têm mais bons motivos para comemorar: além do asfalto novo na rua, a unidade escolar foi completamente reformada para dar mais qualidade no ensino das 102 crianças matriculadas ali e no terreno ao lado do CMEI a Prefeitura implantou uma quadra grama sintética e novo alambrado, além de uma academia ao ar livre.
“É uma reforma bastante importante, por conta do fluxo de pais na unidade. A rua estava bem prejudicada. A gente entende que tem um transtorno aí por conta das obras, mas esse transtorno é para melhorar. Além disso, a escola foi totalmente reformada. É uma obra muito esperada pela comunidade escolar e está impactando na melhora da qualidade do nosso trabalho”, disse a diretora do CMEI, Dulcinéia Liziero.
A diretora também citou a necessidade da criação de um recuo para estacionamento em frente ao CMEI. A comunidade escolar da unidade está solicitando a melhoria através do Fala Curitiba.
Obra completa
O Seu Nivaldo Alves de Souza também acompanhava o trabalho das equipes na frente de sua casa. Ele contou que desde 1975, quando chegou na região, foi a primeira vez que viu uma obra dessa envergadura na via.
“Eu estou achando muito maravilhoso. Há muitos anos que esta obra era solicitada e agora foi feita a drenagem e agora o asfalto. Acabaram os remendos e agora estão fazendo uma coisa completa, né? Muito legal! Parabéns para a Prefeitura!”, disse o morador.
Maior vazão
O trabalho completo que o morador se refere iniciou no mês de agosto do ano passado com a implantação de uma galeria com 330 metros de tubulação de 1,20 metro de diâmetro — o dobro do tamanho dos tubos anteriores — para ampliar a capacidade de drenagem no local. O trecho contemplado com a nova tubulação fica entre a Rua Vereador Aureliano Mader Gonçalves e o Ribeirão dos Padilha. Os serviços foram coordenados pelo Departamento de Pontes e Drenagem (Smop).
Com a intervenção, a capacidade de escoamento da água da chuva será aumentada, reduzindo pontos de acúmulo e evitando alagamentos que prejudicavam moradores e motoristas. O acúmulo de água também desgastava o pavimento da rua, que constantemente necessitava de manutenção com tapa-buracos.
Reciclagem do pavimento
Feita esta etapa, a requalificação da Rua Tenente Antônio Pupo está sendo finalizada com a reciclagem do pavimento em toda a sua extensão.
Nesta quarta-feira as equipes faziam a transformação do asfalto desgastado em pavimento novo e mais resistente. A técnica consiste na retirada da camada danificada, reaproveitamento do material triturado misturado com cimento para formar uma base para a nova pavimentação e aplicação de novas camadas de asfalto.
Após a conclusão desse processo é feita nova sinalização horizontal da via. Enquanto isso não acontece, os motoristas devem ficar atentos à sinalização vertical e reduzir a velocidade ao trafegar próximo às obras.



