Feira de Inovação apresenta 50 experiências inovadoras, de robô a carro elétrico e jornal tecnológico
Na programação pelos 331 anos de Curitiba, a cidade mais inteligente do mundo, a Feira de Inovação é um destaque, com 50 experiências da capital e da Região Metropolitana que serão apresentadas nesta sexta-feira (15/3) e no sábado (16/2), no calçadão da Rua XV de Novembro.
Na sexta (15/3), a feira será realizada das 9h às 18h, e no sábado (15/3), das 9h às 12h, na Boca Maldita (entre as ruas Voluntários da Pátria e Ermelino de Leão). A entrada é gratuita.
A feira é promovida pela Prefeitura e pelo Vale do Pinhão, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.
Os expositores Feira de Inovação
ROBÓTICA
- Protótipos – Os integrantes de projetos de extensão da UFPR vão apresentar protótipos de veículos de competição, avião e robôs, modelagem, impressão em 3D e miniestação meteorológica.
- Por assinatura – A Gênio Inventor vai apresentar o serviço de assinatura que oferece projetos de Robótica Educacional.
- Robôs multiuso – A Human Robotics vai levar um de seus modelos do robô Robios, utilizado no autoatendimento, recepção ao público e logística.
MOBILIDADE
- Simulação Multifísica – A UTFPR vai apresentar o projeto de pesquisa científica com baterias similares a de veículos elétricos.
- Buggy elétrico – A Eion vai apresentar buggy elétrico, alternativa sustentável de transporte esportivo e de lazer.
- Eletromobilidade – A montadora chinesa BYD vai levar um de seus veículos elétricos ao Calçadão da XV.
ESPORTE E LAZER
- Artes marciais – A startup incentivada pelo Worktiba BJJ Progress expõe sua plataforma de transmissão e gestão de eventos de artes marciais.
- Testes de capacidade – A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) vai realizar testes de capacidade e saúde física ao público.
MEIO AMBIENTE, AGRICULTURA E SAÚDE ALIMENTAR
- Horta inteligente – A EVA Agricultura Urbana vai levar amostras da horta inteligente, para produção de alimentos orgânicos em pequenos espaços.
- Paisagismo – A Acer Haus vai mostrar seu sistema de telhado verde modular, pré-vegetado e de instalação imediata, que oferece melhor climatização ambientes e sustentabilidade.
- Agricultura familiar – A startup IrriGate criou uma solução para automatizar as irrigações de pequenos e médios produtores e vai apresentar seus produtos em uma mini-horta.
- Para os pets – Startup vencedora do Rocket RPC 2023, a Pet Apertiz propõe uma alimentação 100% natural, saudável, prática e pronta para os animais de estimação.
- Qualidade da água – A empresa impulsionada pelo Bom Negócio Equalis Solutions vai apresentar soluções para o monitoramento da qualidade da água.
- Estação inteligente – A Freedooh apresenta sua estação inteligente que disponibiliza mídia programática, coleta de recicláveis eletrônicos, empréstimos de power banks por até 24 horas, distribuição gratuita de sementes de plantas nativas.
CULTURA MAKER
- Espaço privado – O Araucaria Labs vai apresentar soluções de prototipagem 3D que favorecem a interatividade de seu ambiente maker.
- Espaço público – Já o Fab Lab Cajuru, ambiente público municipal, vai demonstrar o potencial de criação com as impressões 3D, protótipos e outros usos especiais.
GOVERNANÇA
- Fala Móvel – O premiado programa de audiências públicas para que a população indique as prioridades para aplicação do orçamento de Curitiba vai apresentar o Fala Móvel, veículo que leva o programa ainda mais próximo da comunidade.
NOVAS TECNOLOGIAS
- Acesso à internet – A Wifi Wiz transforma redes wi-fi em plataforma de acesso controlado e monetizado à internet e vai oferecer, durante a feira, rede wi-fi com sua ferramenta e estrear o Mapa de Calor, que vai contar os visitantes que usarem o serviço.
- Drones – As aplicações desses pequenos veículos aéreos não tripulados vão bem além da captação de imagens e a América Drones vai apresentar possibilidades de uso no lazer, mapeamento, pulverização agrícola, segurança e inspeção.
- Tecidos Nanotecnológicos– A QuanticB.on vai apresentar sua linha roupas feita com tecidos inteligentes, com minerais bioativos no DNA dos fios por nanotecnologia e que, utilizando o calor corporal, reduz a fadiga muscular e contribui para tratamentos de dores nas articulações, varizes.
TURISMO
- Sustententabilide – A empresa Charrete Imperial vai mostrar como reinventou as tradicionais charretes para passeios turísticos e eventos, com charretes puxadas por bicicletas elétricas.
- Turismo sensorial – Já o Instituto Municipal de Turismo (IMT), da Prefeitura, vai oferecer o turismo sensorial para visitantes com deficiência visual, a partir de peças impressas em 3D dos pontos turísticos de Curitiba, com audiodescrição acessível por QRCode.
- Cidade anfitriã – Curitiba recebe, de 17 a 19 de março, a Feira Internacional de Destinos Turísticos Inteligentes (Fidi), que terá seu estande na Feira de Inovação, possibilitando inscrições dos participantes.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
- Inserção no mercado – O 1º Empregotech, programa da FAS e Agência Curitiba de Desenvolvimento Inovação que oferta gratuitamente o curso de programação básica de computadores para jovens, vai divulgar suas aulas.
- Capacitação tech – A Multifaculdade vai apresentar seus cursos EaD de graduação e pós-graduação em Tecnologia da Informação, Inteligência Artificial, Cyber Security, Design Digital e Data Science com imersão em realidade virtual.
- Formação tecnológica– A Faculdade Senac vai apresentar seus cursos nas áreas Tecnologia.
CIDADE EDUCADORA
- Congresso internacional – Curitiba recebe o XVII Congresso Internacional das Cidades Educadoras, entre 21 e 24 de maio e, durante a Feira, os visitantes vão conhecer mais sobre as capacidades educadoras e transformadoras das pessoas e das cidades.
- Educação do futuro – A Secretaria Municipal da Educação (SME) vai apresentar, com apoio da realidade virtual, o programa Linhas do Conhecimento, que transforma Curitiba em uma grande sala de aula ao ar livre.
- Inovação móvel – A SME também leva o Farol do Saber e Inovação Móvel e suas tecnologias; os kits de robótica usados pelos estudantes da rede pública municipal; a pista de controle de um robô do kit LudoBot.
COMUNICAÇÃO, FINANÇAS E DIREITO
- Jornal tecnológico – O Jornal do Rebouças vai apresentar a integração do jornal impresso de circulação gratuita com a experiência da realidade aumentada.
- Mediação – A startup Doutor Mediação vai apresentar sua solução que emprega inteligência artificial e QRCode para facilitar a mediação e conciliação de conflitos.
- Plataforma jurídica– A Startlaw mostra sua plataforma para serviços jurídicos para empresas e pessoas físicas, com criação personalizada de documentos jurídicos e conselhos especializados.
- Mídia embarcada – A Bus Station, startup que oferece gestão online da comunicação sonora em ônibus, vai simular a inserção de Publicidade Sensorial Geolocalizada em alto-falantes portáteis em seu estande.
- Criptoeconomia – A economia digital é a proposta da Invest Club, que vai apresentar seu aplicativo de finanças descentralizadas em criptomoedas, com uso do Pix e a segurança da custódia dos ativos e da blockchain.
ZELO PELAS CIDADES
- Zeladoria Virtual – A Secretaria Municipal de Administração Pública (Smap) leva à Feira soluções inovadoras de governo inteligente aplicadas em Curitiba, como a Zeladoria Virtual.
- Caça-buracos – A Mapzer, startup que emprega inteligência virtual embarcada em veículo para analisar e processar dados das ruas e estradas, indicando aos gestores públicos onde são necessárias melhorias, vai apresentar seu veículo durante a Feira.
ALIMENTAÇÃO INTELIGENTE
- Refri funcional – A Green-Cup vai apresentar sua bebida funcional, o refrigerante com ingredientes naturais e que favorecem a saúde, como o pólen processado por abelhas.
- Segurança Alimentar – A Secretaria Municipal de Segurança Alimentar expõe as ações municipais de Agricultura Urbana e promoção da alimentação saudável. Na tarde da sexta-feira (15/3), a Unidade Móvel de Segurança Alimentar (UMSA) estará em exposição, com sua cozinha inovadora.
SAÚDE JÁ
- Teleatendimento – A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai apresentar a plataforma Saúde Já, que contempla as soluções da Central de Telemedicina e o Aplicativo Saúde Já.