Esquadrão antibombas confirma bomba em terminal de ônibus

O esquadrão antibombas confirmou que havia material explosivo (pólvora) na mochila deixada no Terminal do Boqueirão, que foi isolado nesta manhã de segunda, 31. Uma mochila deixada em uma plataforma do Ligeirão foi a causa do isolamento da área.
Segundo as informações do dono de uma lanchonete do local, a mochila foi encontrada por volta das 6h30 da manhã. Os passageiros contam que a viram a mochila no local e nela estaria escrito “Perigo. Risco de explosão”. Uma fumaça teria sido vista saindo da mochila.
A Polícia Militar foi chamada e deslocou várias equipes para atuar no caso. Com o auxílio de um robô, foi constatado que dentro da mochila não havia nada além de papel. No entanto, havia uma caixa suspeita ao lado da mochila que foi detonada pelo robô como medida de prevenção.
Na caixa os policiais encontraram pólvora, segundo o Aspirante Vieira, da Polícia Militar. Ele relatou que a equipe de segurança do terminal acionou a Polícia Militar e fez o isolamento da área. Com a chegada do esquadrão antibombas, a área de isolamento foi aumentada de um robô foi utilizado para manusear ali o objeto, a sacola, utilizaram o raio-x para ver o interior dele. “De fato foi constatada uma carga explosiva lá”, esclareceu.
Conforme o aspirante, havia uma carga de pólvora e um mecanismo de acionamento que falhou “Então essa carga era para ter explodido mesmo”, disse. Houve então a neutralização com uma contracarga para que ela não explodisse.
A PM irá trabalhar no circuito de câmeras dos terminais para ver o ônibus que ele pegou e ver o trajeto que ele seguiu. O aspirante explicou que a investigação será para achar o autor e descobrir as motivações que o levaram a fazer isso.
O aspirante explica ainda que a fumaça que a primeira equipe de segurança achou era do mecanismo de acionamento que falhou. ” Então, pra ter explodido, felizmente ela falhou e não houve a explosão.”
Imagens de segurança do terminal conseguiram identificar o dono da mochila que seria um homem, vestido de preto, com máscara e encapuzado. Segundo o aspirante Vieira, ele estava todo de preto, com moletom e calça preta, encapuzado e com uma máscara cobrindo o rosto.
“Verificaremos nos outros terminais, ainda a imagem do ônibus, ela é uma mídia física, não é conectada, então tem que tirar o HD do ônibus e verificar essa mídia física para tentar identificar esse cidadão aí que deixou o objeto ali, abandonou”, disse.
Ao meio-dia, os ônibus do Terminal do Boqueirão já estavam parando na plataforma normalmente. “A Urbs prestará todo o apoio às autoridades policiais, inclusive com imagens de câmeras do terminal e ônibus, para investigação do ocorrido”, diz a nota.