PCPR atende em Curitiba 1,2 mil pessoas em ação de prevenção ao uso de drogas
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou orientações para conscientização e prevenção ao uso de drogas a mais de 1,2 mil pessoas no sábado (1) e domingo (2), no Jockey Plaza Shopping, no bairro Tarumã, em Curitiba. A ação faz parte do projeto PCPR na Comunidade e integra a campanha nacional Junho Branco, que promove ações com este objetivo.
A delegada Ana Cristina Ferreira ressalta que a conscientização é uma das principais formas de prevenir o uso de entorpecentes. “Essa campanha contribui para criar uma sociedade mais informada, consciente e preparada para lidar com os desafios associados ao uso de drogas”, diz a delegada. No local foram distribuídos materiais orientativos sobre o tema e realizadas apresentações com cães policiais do Núcleo de Operação com Cães (NOC).
O delegado Cristiano Quintas afirma que a instituição aproveita o Junho Branco para levar conhecimento à sociedade. “Aproveitamos para realizar diversos eventos, onde a Polícia Civil expõe viaturas e faz apresentações com os cães de detecção de drogas. Haverá ainda palestras em escolas, faculdades, também conscientizando a população sobre os malefícios que a droga traz”, destaca o Quintas.
DIA INTERNACIONAL – Em 1987, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu 26 de junho como o Dia Internacional de Combate às Drogas. A campanha enfatiza a necessidade de combater problemas sociais criados pelas drogas, além de planejar ações de combate, prevenção e conscientização sobre o tema.
Cristina de Almeida dos Santos é moradora de Curitiba e ao passear pelo local conheceu mais sobre o trabalho da PCPR. “Prevenção é o melhor remédio, principalmente no que diz respeito a abordagem com as crianças. Com isso podemos prevenir futuros adultos dependentes de drogas, que geram um problema social muito grande, inclusive vindo a acontecer delitos e crimes em função do uso do abuso de drogas”.
CURITIBA E COLOMBO – A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços de polícia judiciária para mais de 250 pessoas durante eventos do PCPR na Comunidade que aconteceram sexta-feira (31) e sábado (1) em Curitiba e Colombo, na Região Metropolitana da Capital. Durante os eventos, foram disponibilizados emissão de Carteira de Identidade Nacional, registro de boletim de ocorrência e emissão de atestados de antecedentes criminais. Ao todo, foram confeccionados 239 documentos nas duas cidades
“O programa é importante para levar os serviços da Polícia Civil para comunidades que mais necessitam. É uma forma de sairmos de dentro da delegacia para apresentar nossos serviços e orientar os cidadãos”, afirma o coordenador do PCPR na Comunidade, João Mario Goes.
PCPR NA COMUNIDADE – É um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações. Visa, ainda, fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.