Prefeito Eduardo Pimentel abre votações finais do Fala Curitiba nas regionais

O prefeito Eduardo Pimentel participou na noite desta segunda-feira (18/8) das primeiras reuniões presenciais nas regionais Portão e Santa Felicidade, realizadas nas ruas da cidadania do Fazendinha e de Santa Felicidade, da reta final do programa de consultas públicas Fala Curitiba 2025.
Na reunião dirigida pelo administrador regional Rodrigo Reis, com a participação de secretários municipais, vereadores, líderes comunitários e população, o prefeito curitibano agradeceu à comunidade dos bairros da Regional Portão que lotou o auditório da Rua da Cidadania do Fazendinha para participar do processo de escolha das prioridades para o orçamento do próximo ano.
“Aqui é o momento de as famílias se reunirem, a comunidade se reunir e votar o que quer. Nos últimos anos, 85% do que foi votado nas edições do Fala Curitiba já foram concluídos ou estão em andamento. Quando a população vota, as coisas acontecem”, destacou Eduardo Pimentel.
Conquistas da região
Como exemplos de benefícios entregues na região, Eduardo citou a recuperação de calçadas na Carlos Klemtz; a nova sede do Cras Santa Quitéria e Liceu do Ofício; 1.600 metros de calçadas acessíveis na Vila dos Cegos no bairro Santa Quitéria; a adoção da Praça Elias Ábito Bittar no Água Verde pela iniciativa privada; 22,5 km de asfalto; iluminação cênica no prédio histórico da Casa Klemtz e a macrodrenagem na Rua Eduardo Sprada, no Campo Comprido.
Sobre a macrodrenagem, o prefeito defendeu a necessidade da obra para prevenir alagamentos.
“O transtorno passa e o benefício fica. Há alguns anos atrás aquela ponte caiu. E agora tinha o risco concreto de cair novamente. Por isso nós tomamos a decisão corajosa de bloquear a rua por 30 dias pra realizar uma obra de contenção da água da chuva, que vai evitar alagamento no Campo Comprido, no Orleans, no Mossunguê e Santa Felicidade”, explicou Eduardo Pimentel.
Novo parque
O prefeito também comentou com a comunidade um benefício importante que vai chegar à região, que é a criação de um novo parque linear, contornando o Rio Barigui, com recursos anunciados durante audiência pública da Assembleia Legislativa nos bairros.
Eduardo Pimentel também reafirmou o seu compromisso com a construção de 20 mil moradias para a população e citou como exemplo o programa firmado em parceria com o Casa Fácil Paraná, do Governo do Estado.
As 10 prioridades da Regional Portão
Por sinal, a prioridade mais votada pelos moradores da Regional Portão foi a construção de moradias.
Veja as 10 solicitações aprovadas na reunião presencial do Fala Curitiba:
- Implantar moradias no Jardim Santos Andrade (Campo Comprido);
- Retorno do Armazém da Família para o Parolin;
- Revitalização da Praça do Parolin (Rua Carlos Affonso Meissner Osório com a Rua Eugênio Parolin);
- Construção de passarela de concreto na Rua Canal Vila Guaíra esquina com a Rua Antônio Parolin Júnior e na Rua Chanceler Lauro Muller;
- Criar área de lazer (Rua Lamenha Lins com o Rio Vila Guaíra);
- Aumentar a oferta de atendimentos das especialidades;
- Assistência às pessoas em situação de rua;
- Rondas preventivas da Guarda Municipal;
- Reforma e modernização das unidades de saúde e reaparelhamento com equipamentos essenciais;
- Módulo móvel na Regional Portão, com aumento do número de viaturas.
Programa elogiado
Para Maria Rita Vaz de Oliveira, que representou a líder comunitária Dona Nenê, a participação na escolha das prioridades é muito positiva e traz resultados importantes.
“Tudo que nós temos hoje na comunidade de Santos Andrade foi possível graças ao Fala Curitiba: asfalto, atendimento médico, educação, CMEI… Então este programa é muito importante para nós”, disse.
O líder comunitário da comunidade da Portelinha, no bairro Portão, Arildo Ribeiro Taborda, disse que a comunidade já recebeu conquistas importantes através do Fala Curitiba, como a inclusão da comunidade no Câmbio Verde, que é o programa de troca de lixo reciclável por alimento.
“A expectativa todo ano é muito boa. Então a gente acredita no prefeito, na rede municipal, que principalmente a gente que é líder comunitário, a gente luta por moradia, e o prefeito tem essa meta de entregar 20 mil moradias e a nossa comunidade vai ser contemplada”, acredita.
Outro líder comunitário que estava otimista era Edson Pereira Rodrigues, o Edson do Parolin.
“Estamos muito confiantes. Nós da comunidade todos os anos participamos, estamos contemplados dentro do programa, do orçamento. Dessa vez a gente veio em peso de novo, apresentando mais demandas para beneficiar a nossa população do Parolin”, comentou.
Próximas reuniões presenciais finais do Fala Curitiba
19/8 (terça-feira)
Bairro Novo – Rua da Cidadania (Rua Tijucas do Sul, 1.700, Sítio Cercado)
Tatuquara – Rua da Cidadania (Rua Olivardo Konoroski Bueno, 700, Tatuquara)
20/8 (quarta-feira)
Boqueirão – Santuário Santa Rita de Cássia (Rua Pedro Dehon, 728, Hauer)
Cajuru – Rua da Cidadania (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150, Cajuru)
21/8 (quinta-feira)
CIC – Administração Regional (Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460, CIC)
Pinheirinho – Rua da Cidadania (Av. Winston Churchill, 2.033, Pinheirinho)
22/8 (sexta-feira)
Boa Vista – Rua da Cidadania (Av. Paraná, 3.600, Bacacheri)
Matriz – Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79, Centro/São Francisco)
*Todas as reuniões começam às 19h.



