Geral

Ruas revitalizadas e mais acessíveis transformam a rotina de moradores e comerciantes nos bairros de Curitiba

As ruas Bôrtolo Gusso, Andorinhas, Perdizes e Adalberto Scherer, no Xaxim, além das ruas Major Vicente de Castro e Maestro Francisco Antonello, na divisa entre os bairros Capão Raso e Fanny, estão diferentes e a mudança foi para melhor. A Prefeitura de Curitiba está promovendo uma ampla evolução na mobilidade urbana desses bairros com as obras do Projeto do Novo Inter 2, que já entregou melhorias estruturais e visíveis para quem vive e circula pela região.

Mesmo com os transtornos temporários durante as obras — como bloqueios, poeira e desvios no trânsito — os moradores e comerciantes reconhecem que os benefícios a longo prazo compensam o desconforto que é passageiro. As intervenções requalificam o sistema viário, promovem acessibilidade, valorizam imóveis e fortalecem a economia local.

Para o empresário Romildo do Carmo, que mora e mantém a oficina RCar na Rua das Perdizes, a mudança foi profunda.

“Tanto na visibilidade, na qualidade do asfalto, da calçada, o acesso para pessoas que usam cadeira de rodas, que isso não tinha e agora tem. Até para as crianças, porque tem colégio próximo, ficou mais fácil transitar. Já começaram a voltar alguns clientes e acredito que valoriza os imóveis. Valeu a pena esperar”, afirma Romildo.

Moradora do bairro há 47 anos, Rosilda Possonki também aprova as melhorias. “Ah, melhorou bastante, né? Em vista do que era antes, está bem melhor, ficou mais bonita. O acesso ficou bom, tanto nas calçadas quanto para os carros. Todos circulam com mais segurança”, elogia.

Na Rua das Andorinhas, onde os últimos ajustes estão sendo concluídos, o comerciante Divonel Chaves destaca a acessibilidade.

“Antes era cheia de buracos, de difícil acesso. Agora melhorou muito, está bem sinalizado, com calçadas acessíveis para cadeirantes e idosos. A expectativa é que o comércio ganhe força, porque uma rua boa atrai clientes”, afirma.

O mecânico Paulo Moro, que há quatro décadas vive e trabalha na região, viu a rua se transformar em um espaço de oportunidades.

“A rua ficou boa mesmo, gostei muito. Ficou com bom acesso, tudo certinho. Aqui tem bastante idosos, e agora está mais seguro pra eles também. Valeu a pena, demorou, mas ficou bom”, resume.

Novo Inter 2

As intervenções integram o Pacote 1 do Lote 2 do projeto Novo Inter 2 que somam 5,7 mil metros de readequação viária nos dois bairros com drenagem, terraplanagem, pavimentação em concreto, nova iluminação pública, paisagismo, calçadas, sinalização e infraestrutura de fibra ótica. As melhorias são para dar suporte à crescente demanda de tráfego da Avenida Brasília — eixo fundamental de ligação na região sul de Curitiba.

As obras começaram em novembro de 2023 e estão praticamente concluídas. A maior parte dos serviços foi finalizada em março de 2025, um mês antes do prazo contratual. Atualmente, seguem apenas pequenos acabamentos, sem interferência no tráfego local.

Ruas acessíveis e integradas

De acordo com o prefeito Eduardo Pimentel, um novo contexto já vem sendo observado nos bairros por onde as obras chegam ao fim. “Sabemos que existem impactos durante a execução, mas são temporários e o que fica são ruas modernas, seguras, acessíveis e integradas, pensadas para melhorar a vida dos curitibanos”, diz Eduardo.

De acordo com o prefeito, além de toda a evolução que será promovida no transporte público, comércios ficam mais visíveis, imóveis valorizados, tráfego mais fluido e moradores satisfeitos.

“Essas ruas do Xaxim e Capão Raso são exemplos de que vale a pena esperar quando o benefício é duradouro”, destaca o prefeito.

As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) com projetos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Salto de inovação

Com mais de 40 km de itinerário no sentido horário e anti-horário, impacto em 28 bairros em uma área de influência de 580 mil moradores, o Novo Inter 2 é um salto de inovação no sistema público de transporte coletivo de Curitiba. O projeto para a segunda maior linha de passageiros da cidade (Inter 2) recebe investimentos da ordem de U$ 106,7 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e U$ 27,1 milhões em contrapartidas da Prefeitura de Curitiba. Atualmente estão em execução cinco dos sete lotes de obras previstos.

Confira os trechos beneficiados:

  • Rua Andorinhas: 555 metros entre a Rua Perdizes e a Avenida Brasília, no Xaxim.
  • Rua Perdizes: 750 metros entre a Avenida Brasília e a Rua das Andorinhas, no Xaxim.
  • Rua Bôrtolo Gusso: manutenção em 190 metros, entre a Avenida Brasília e a Rua Delegado Naby Paraná, no Xaxim.
  • Rua Major Vicente de Castro: 2.080 metros requalificados entre a Avenida Brasília e a Rua Coronel Aníbal dos Santos, na divisa entre os bairros Capão Raso e Fanny.
  • Rua Maestro Francisco Antonello: 2.130 metros entre a Avenida Brasília e a Rua Coronel Aníbal dos Santos, na divisa entre os bairros Capão Raso e Fanny.
  • Novo binário: requalificadas, as ruas Major Vicente de Castro e Maestro Francisco Antonello passaram a compor um novo binário importante entre os bairros Fanny e Novo Mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo