Fim de semana em Curitiba: programação tem contação de histórias, exposição e ensaio aberto de escola de samba
Aproveite o fim de semana para conhecer a riqueza da cultura afro-cubana apresentada na exposição Sikán, que estreou na quarta-feira (10/1) no Museu da Gravura de Curitiba. Sob o talentoso olhar da artista Belkis Ayón (1967-1999), a mostra mergulha nas questões de gênero e etnia ao retratar a intrigante princesa Sikán, personagem que desafiou um segredo em uma lenda Abakuá, uma sociedade secreta masculina. As peças fazem parte do Museu Natural de Havana.
As obras de Belkis Ayón, marcadas por traços escuros e impactantes, podem ser apreciadas gratuitamente de sexta a domingo no Museu da Gravura, localizado no Solar do Barão, espaço cultural no coração da cidade.
Na sexta-feira (12/1) a Casa da Leitura Hilda Hilst oferece para os curitibinhas História à vista!. Às 15h, a contação de histórias proporcionará leituras de obras infantis com narrativas visuais. Além disso, a Casa da Leitura está em destaque com a exposição Varal Literário – Mês da Visibilidade Trans, celebrando a representatividade trans na literatura e nas artes.
No sábado (13/12), a diversão continua na Casa da Leitura Wilson Bueno, onde os contadores do programa Curitiba Lê apresentarão narrativas populares, contos clássicos e obras contemporâneas da literatura infantil e infantojuvenil às 15h.
Para dar início às festividades do pré-carnaval, a Escola de Samba Leões da Mocidade traz o enredo da história de Waldir Azevedo (1923 – 1980), renomado compositor e instrumentalista que destacou as potencialidades do cavaquinho e a inventividade da cultura brasileira. O primeiro ensaio aberto da escola ocorre neste domingo (14/01), das 14h às 18h, nas Ruínas de São Francisco.
Confira a programação cultural deste fim de semana (12 a 14/1)
Exposição Belkys Ayón – Sikán
Museu da Gravura Cidade de Curitiba, Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533
Classificação: Livre
Sexta, das 9h às 18h. Sábado e domingo, das 12h às 18h
Grátis
Varal Literário – Mês da Visibilidade Trans
Casa da Leitura Hilda Hilst, Av. Maurício Fruet, 2.150 – Rua da Cidadania do Cajuru
Classificação: Livre
Sexta e sábado, às 15h
Grátis
Contação de Histórias – História à vista!
Local: Casa da Leitura Hilda Hilst, Av. Maurício Fruet, 2.150 – Rua da Cidadania do Cajuru
Classificação: 5 anos
Sexta, às 15h
Grátis
Contação de Histórias
Casa da Leitura Wilson Bueno, Av. República Argentina, 3.430 – Portão (Portão Cultural)
Classificação: 5 anos
Sábado, às 15h
Grátis
Pré-Carnaval – Ensaio aberto da Escola de Samba Leões da Mocidade
Arcadas das Ruínas de São Francisco, Praça João Cândido s/n, São Francisco
Classificação: Livre
Domingo, das 14h às 18h
Grátis