Prefeito recebe estudantes na volta às aulas, dia de reencontros e orientações sobre trânsito e dengue

Mais de 130 mil estudantes da rede pública municipal de Curitiba voltaram às aulas nesta terça-feira (10/2), em 188 escolas e 240 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
Em dia marcado pela alegria e saudades dos colegas e professores, o prefeito Eduardo Pimentel acompanhou o retorno dos alunos na Escola Municipal Nivaldo Braga, no Boqueirão, que atende cerca de 600 estudantes da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. A unidade recebeu cerca de R$ 600 mil em investimentos, incluindo climatização, pintura e melhorias internas e externas.
“Estou muito feliz por estar aqui hoje com vocês nesta escola tão tradicional, com 75 anos, que está pronta para recebê-los, toda reformada. Educação é prioridade e é importante lembrar que desde o ano passado temos o vale-creche. Mais de 5,3 mil famílias foram chamadas, ampliando o atendimento nas vagas de creche para bebês e crianças de 0 a 3 anos”, disse o prefeito.
Maria Eduarda Neves de Lima, do 5º ano do Nivaldo Braga, faz parte do programa Jornalista Mirim e contou que estava com saudades. “Eu gosto muito de estudar aqui”, contou a menina.

Combate à dengue
O primeiro dia de aula contou ainda com orientações de combate à dengue na rede municipal de ensino. Equipes da Secretaria Municipal da Saúde repassam informações sobre como evitar os focos do mosquito transmissor da doença.
A secretária da Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak, esteve na Escola Nivaldo Braga nesta manhã e reforçou a relevância da parceria entre saúde e educação. “A parceria entre educação e saúde é fundamental. Trabalhamos juntos para termos adultos saudáveis no futuro”, disse a secretária.
Trânsito mais seguro
Como nos anos anteriores, equipes da Superintendência de Trânsito estarão nas unidades educacionais para orientar motoristas e pedestres na entrada e saída dos alunos. A diretora da Escola Pública de Trânsito, Melissa Puertas Sampaio, destacou a importância do cinto de segurança e das cadeirinhas. “Também atenção ao cruzar a faixa de pedestres”, ressaltou.
Até 4 de março, os agentes da Setran estarão presentes nas proximidades das escolas.
Comitê de Volta às Aulas
Os preparativos para receber os alunos começaram no início de janeiro, com obras, dedetização, limpeza, chamamento de novos profissionais e reuniões pedagógicas.
“No recesso, intensificamos os preparativos, tanto reformas quanto climatização, para que os alunos voltem com todo conforto. Destaco a importância da participação das famílias na vida escolar das crianças, essa proximidade faz toda a diferença na vida escolar deles”, afirmou o secretário.
Desde 2025, a rede de ensino do município recebeu obras que incluem mais de mil reformas e melhorias, instalação de ar-condicionado (em andamento em cem unidades) e contratação de mais de 1,1 mil profissionais (incluindo professores, inspetores, agentes e servidores administrativos).
O vale-creche foi outro destaque. Lançado em abril pelo prefeito Eduardo Pimentel, o benefício – no valor de R$ 1 mil – permite o ingresso de crianças de 0 a 3 anos em instituições privadas de ensino escolhidas pela família, em caráter transitório, até que a rede municipal tenha condições de absorver a demanda de berçário e maternal. Desde o lançamento, 5,3 mil famílias foram chamadas.
Em relação ao pedagógico, duas grandes iniciativas abrangem toda a rede, o Curitiba Presente e o Curitiba Leitora.
O primeiro projeto trouxe um conjunto de medidas para assegurar a assiduidade dos estudantes em sala de aula, como premiações, termômetro de frequência, milhas pedagógicas, cartas de reconhecimento.
Já o Curitiba Leitora busca incentivar o hábito da leitura, ampliar o repertório cultural e linguístico das crianças e estudantes e promover a formação de leitores críticos e autônomos. O projeto atende as etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
Presenças
Também estiveram na escola o secretário municipal da Comunicação Social, Marc Sousa; o administrador da Regional Boqueirão, José Antônio de Melo Filho; a chefe do Núcleo de Educação da Regional Boqueirão, Maritza Rolim de Moura; a diretora da Escola Municipal Nivaldo Braga, Alessandra Keli Coelho, e a vice-diretora, Ildeana Aparecida Schiochet; e os vereadores Jasson Goulart, Sargento Tânia Guerreiro, Guilherme Kilter; Lorens Nogueira, Beto Moraes e João da 5 Irmãos.



